English version

Oikos – Coordinatore progetto – Brasile

Data: 29/07/2014

La ONG Istituto Oikos sta selezionando un Capo Progetto per attività da realizzarsi nelle periferie di Salvador in Brasile. Durata 12-13 mesi. Scadenza invio dei CV: 30 agosto 2014.


Posição:
Coordenador de Projeto
Pais: Brasil
Projeto: Formação profissional e geração de renda para jovens e mulheres das periferias de Salvador (BA), Brasil – Projeto FPSSA
Lugar de trabalho: Salvador (BA)
Data de início: Dezembro 2014 / Janeiro 2015
Duração: 12 – 13 meses

INFORMAÇÃO BÁSICA DO PROJ ETO (ver também www.projetofpssa.org.br)
O Bairro da Paz, Mussurunga e entornos, áreas localizadas na periferia de Salvador (BA), são caracterizadas por índices socioeconômicos vulneráveis e pela discriminação racial contra a população afrodescendente.
Consequência direta desta situação é a exclusão social e econômica, principalmente de jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos e mulheres, vítimas de violência, abuso e discriminação. Neste contexto, o acesso á qualificação profissional, ao trabalho e às atividades de geração de renda se tornam imprescindíveis para á superação da situação de vulnerabilidade.
O projeto FPSSA, financiado pela União Eropeia (UE), promove integração e coesão socioeconómica para jovens e mulheres (70% dos quais têm origem africana) da periferia de Salvador, a fim de proporcionar igualdade de acesso à qualificação profissional de qualidade voltada à aumentar as oportunidades de trabalho e consequentemente à geração de renda.
A açao teve início em janeiro 2013. Durante os 3 anos de atividades, o projeto aposta no trabalho em rede, na realização de uma eficaz campanha de sensibilização e na abertura de 2 balcões informativos permanentes, para melhorar o acesso aos serviços sociais básicos e ao mercado de trabalho para 4.000 jovens e mulheres desempregados ou subempregados. Investendo na qualificação profissional, pelo menos 500 pessoas aumentarão a própria capacidade de geração de renda no setor do turismo, com ênfase em sustentável. Além disso, 10 associações locais receberão treinamento sobre gestão de empresa e 3 delas serão selecionadas e patrocinadas com um subsídio financeiro de até 10.000 €. Finalmente, o projeto vai promover iniciativas de turismo responsável existentes nas zonas mais desfavorecidas de Salvador, envolvendo nas atividades propostas cidadãos e visitantes, bem como turistas locais e internacionais.

RESPONSABILIDADES PRINCIPAIS:
Gestão geral (técnica, organizacional, administrativa) do projeto FPSSA garantindo a implementação efetiva, o acompanhamento e a comunicação de acordo com os procedimentos da UE e do Istituto Oikos.

Em particular:
• Gerenciar a relação com o parceiro local (Cooperativa Colibris);
• Gerenciar a equipe local: recrutamento, TdR, elaboração de contratos, treinamento, supervisão e avaliação, reembolso de transporte, entre outras;
• Coordenar a equipe local do projeto e supervisionar as atividades previstas;
• Gerenciar, junto à administradora local, os recursos financeiros do projeto de acordo com os procedimentos da UE e do Istituto
• Oikos, entre outros: iter de aquisição do bens e serviços; prestação de contas; controle mensal do orçamento e das despesas; verificação dos relatórios mensais de prestação de contas a serem enviados na Itália; preparação de pedidos de orçamento para a sede Oikos; preparação de pedidos de revisões de orçamento e quaisquer inquéritos à delegação da UE.
• Preparar e apresentar relatórios técnicos mensais e trimestrais de acordo com o formato do Istituto Oikos e da UE;
• Preparar os relatórios técnicos anuais e final a serem submetidos à Delegação da UE;
• Colaborar com a sede Oikos para a preparação de relatórios financeiros a serem submetidos à UE;
• Coordenar e apoiar as missões de especialistas estrangeiros e as visitas dos financiadores;
• Garantir a visibilidade do projeto de acordo com o Plano de Comunicação e Visibilidade aprovado pela UE;
• Construir e manter relações relevantes com os Associados do projeto e desenvolver uma colaboração frutuosa com instituições governamentais, autoridades locais e outros atores que podem desempenhar um papel-chave na implementação da ação;
• Coordenar e manter relações com a Delegação da União Europeia em Brasília;
• Representar Istituto Oikos no país (frente às autoridades governamentais, doadores, ONGs e setor privado);
• Identificar fontes de financiamento e providenciar à captação de recursos para o co-financiamento do projeto negociando oportunidades de financiamento em coordenação com a sede do Istituto Oikos Itália.


•   altre informazioni


Pagina precedente